VOCÊ CONHECE OS PERIGOS DA MAQUIAGEM DE BAIXA QUALIDADE?

ALONGAMENTO DE CÍLIOS: COMO FUNCIONA?
8 de novembro de 2017
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MAQUIAGEM DEFINITIVA
10 de novembro de 2017

Uma boa maquiagem não é recomendada apenas para garantir o bom efeito visual, uma vez que produtos de má qualidade podem trazer problemas complicados. Alergia e irritação na pele são alguns dos perigos da maquiagem ruim, e ainda podem ser agravados com o uso prolongado desse tipo de produto. Assim, é muito importante avaliar a procedência dos produtos antes de comprá-los.

Como o tema é tratado

Os avanços no segmento dos cosméticos ajudam a regular a composição cosmética, sendo capazes de oferecer produtos relevantes, que cumprem o que prometem e dão um ótimo resultado ao make-up. Por outro lado, produtos sem procedência comprovada podem trazer em sua composição materiais tóxicos, como o chumbo em grandes quantidades.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia juntamente com a Escola de Saúde Pública de Berkeley mostrou que 16 de 32 marcas de batons e gloss disponibilizadas no mercado norte-americano continham mais chumbo do que o permitido no país. Já em outras marcas de origem duvidosa foi identificado excesso de metais pesados como cromo (cancerígeno), titânio, alumínio e manganês.

O tema foi tão abordado no país que foi criada nos EUA a ONG Campaign for Safe Cosmetics (campanha para cosméticos seguros). A ideia é criar um banco de dados com a análise de produtos comprovadamente seguros. Dessa forma, é possível incentivar que empresas cosméticas e o governo deem mais atenção à qualidade dos produtos comercializados.

Perigos da maquiagem de má qualidade

Em linhas gerais, não se sabe quais materiais foram usados na produção de maquiagens sem procedência ou de procedência duvidosa. Os riscos são grandes principalmente para a região dos olhos e a pele do rosto. Veja alguns perigos que você corre ao utilizar esses produtos.

Para os olhos

Maquiagens de baixa qualidade causam irritações no olhos, uma vez que esta se trata de uma área bastante sensível e também recebe muitos produtos ao mesmo tempo. Rímel, sombra, delineador, imagine tudo isso podendo causar algum mal à região dos olhos? Irritação e desconforto são os sintomas mais amenos, e em casos mais graves pode-se desenvolver blefarite, que é a inflamação das glândulas que ficam nessa área. Eventualmente essa inflamação pode afetar a visão se não for tratada adequadamente.

Para a pele

A pele também sofre com a maquiagem de baixa qualidade. Um blush ruim, por exemplo, pode deixar a pele irritada e, em alguns casos, manchá-la. Além disso, pode obstruir os poros, acarretando em espinhas e cravos inesperados.

Cuidados com a maquiagem

Também é importante retirar toda a maquiagem antes de dormir ou quando ela não for mais necessária. Água morna, produtos específicos como demaquilantes e até shampoo neutro podem ser usados para a retirada da make-up. Jamais durma com a maquiagem, pois o hábito pode acarretar em coceiras, conjuntivite, irritação e reações alérgicas. Retirar toda a maquiagem é importante porque seu uso durante toda a noite obstrui poros, aumentando as chances de formação de cravos e espinhas.

Ao notar qualquer irritação, suspenda o uso imediatamente e lave o rosto com água morna. Em seguida procure um dermatologista caso o problema persista ou não diminua. Lembre- se que o ditado “o barato pode sair caro” também serve para cosméticos e maquiagens. Opte por produtos conhecidos e recomendados por profissionais para evitar os perigos da maquiagem ruim.

Esclarecemos as suas dúvidas? Não deixe de acompanhar as nossas publicações e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Chat